Blog

Foto Rômulo Brasil

Os melhores filmes de 2018

• Publicado em: January 2, 2019

Agora vamos para a última lista de 2018, a primeira foi das melhores séries de 2018, a segunda foi dos melhores álbuns de 2018 e a terceira dos melhores filmes de super-herói de 2018.

Em 2018, foi o ano que comecei a usar a rede social Letterboxd. Deixei pra começar a usar de verdade só no dia 01 de janeiro, pra eu saber quantos filmes eu assisti e assisto em um ano. No ano passado foram 259 filmes assistidos, dentre eles foram 125 filmes de 2018, 65 filmes de 2017 (nesses estão os que foram lançado em 2018 aqui no Brasil, mas são de 2017 e alguns que eu deixei pra assistir depois mesmo) e 69 filmes assistidos/reassistidos dentre os clássicos e de outros anos. Marquei também com tags os filmes assistidos na Netflix que foram 39, filme assistidos em “meios alternativos” que foram 184, foram 38 filmes assistidos nos cinemas e 7 filmes brasileiros.

Filmes Brasileiros

A primeira lista dos filmes que irei fazer é as dos filmes estrangeiros (brasileiros hehehe). Pra mim, o melhor filme brasileiro de 2018 é Benzinho, que filme incrível com uma belíssima história e atuação de Karine Teles. É uma pena que o filme do Cacá Diegues, O Grande Circo Místico, foi o escolhido para ser representante do Brasil no Oscar de 2019, porém, com tantas criticas negativas eu nem me dei ao trabalho de ir assistir nos cinemas conferir.

Nada a Perder foi o filme que menos gostei, o filme é ruim mesmo, mas não chega a ser uma tortura para ser assistido. Tungstênio foi outro que menos gostei dessa lista. Os demais filmes, eu gostei bastante.

  1. Benzinho (2018)
  2. O Processo (2018)
  3. Aos Teus Olhos (2017)
  4. O Animal Cordial (2017)
  5. As Boas Maneiras (2017)
  6. Tungstênio (2018)
  7. Nada a Perder (2018)

Piores filmes do ano

Antes de seguir para lista dos melhores, vem os piores do ano de 2018. Pra mim, teve cincos que ficaram entre os piores do ano, poderia até elencar mais filmes e não apenas cinco, mas esses cincos são pra você correr longe ou se gosta de filmes ruins, segue a lista, pois essa é pra você.

  1. Slender Man (Slender Man: Pesadelo Sem Rosto)
  2. A Wrinkle in Time (Uma Dobra no Tempo)
  3. Fifty Shades Freed (Cinquenta Tons de Liberdade)
  4. Truth or Dare (Verdade ou Desafio)
  5. Venom

Menção Honrosa

Black Mirror: Bandersnatch tem uma genialidade espetacular, Charlie Brooker nos propõe uma experiência de controlar as ações do protagonista e em um determinado tempo ele descobre e fica ainda mais interessante. Mesmo assim no decorrer da história você tem uma falsa impressão que algumas escolhas são banais e que algumas nos levam a um lugar comum aonde todas as histórias deve ser levadas para chegar a sua conclusão particular. Outro ponto falho é que repetem perguntas (escolhas) no decorrer da história e que algumas tem que ser feitas mesmo e dai eles repetem a história dando ainda mais uma falsa sensação de controle.

Depois que você ver a conclusão da “sua história”, nos é apresentado todas as conclusões caso tivéssemos decidido por tais escolhas e descobri que tinha um final melhor do que as minhas escolhas tiveram, apesar de ter adorado o meu final. hehehe. Quando você vai assistindo aos finais, você ver que tem uns que muda completamente a perspectiva da história e isso é excelente. Preciso assistir de novo e fazer outras escolhas e ver qual vai dá. 😍

Já dizia Frankie Goes to Hollywood: Relax don’t do it.

Os melhores filmes de 2018

Todos os anos, o Brasil sempre tem os lançamentos atrasados, principalmente aqueles filmes mais artes e/ou os cotados para o Oscar do ano seguinte. Então, fica muitos filmes pendentes de distribuição, caso sejam indicados, ai chega e as vezes alguns filmes nem chegam.

Muitas listas de melhores do ano que vejo tem a infeliz regra que não pode ter filmes do ano anterior que só foram lançados nesse ano. E isso deixa de fora bastantes filmes ótimos tanto na lista do ano do filme quanto na lista do ano que ele foi lançado aqui no Brasil. Essa a nossa triste realidade, porém minha lista sempre tem filmes do ano e todos os filmes que foram lançados no ano da lista aqui no Brasil. Não pode ter filmes do ano anterior e teve distribuição no mesmo ao aqui no Brasil.

O melhor filme de 2018/2018 é Roma, eu ainda não sei se ele vai ser elegível na categoria principal do Oscar de Melhor Filme por ele ser do México, mas uma coisa é certa, será indicado e ganhará como Melhor Filme Estrangeiro de 2019.

O melhor filme da minha lista de 2018 é um filme 2017/2018, The Shape Of Water (A Forma da Água), de Guillermo del Toro. Um filme que tem uma das cenas inesquecíveis que vi nos cinemas, a cena da fulga do Amphibian Man e da Elisa dentro d’água, que cena belíssima. Filme lindo e emocionante.

Ready Player One (Jogador Nº 1), talvez seja o meu filme favorito de 2018, assisto e reassisto e não enjoa. E toda vez que reassisto, tem um easter egg novo que não percebi.

Loveless (Sem Amor), filme russo que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2018, pra mim, é o filme que merecia ganhar. Quem ganhou foi Uma Mulher Fantástica que é um ótimo filme, levanta uma bandeira e como o Oscar é muito político, seria muito difícil Loveless ganhar de Uma Mulher Fantástica, porém, é muito mais superior em todos os sentidos. Assisti ele em janeiro de 2018 e ainda hoje eu me pego pensando nesse filme, ele mostra um casal no processo de divorcio e esquece do filho, eu me identifiquei muito com filme, tanto como filho como um pai/marido que não quero ser.

Mission: Impossible – Fallout, não tem muito que falar dele não, só assistir e conferir o melhor filme de ação de 2018. Seaching… é o melhor thriller e tem um roteiro incrivel que te prende do inicio ao fim, que independente do resultado final da filha do protagonista está viva ou não, eu iria adorar mesmo jeito. A Quiet Place, é o melhor filme de horror do ano, um filme que não dava nada por ele e John Krasinski nos entrega uma obra incrível. First Reformed, é uma das minhas aposta de ter pelo menos uma indicação de melhor roteiro adaptado. Ethan Hawke deveria ser indicado como Melhor Ator, mas provavelmente será esnobado na categoria.

Antes de ir para a lista, segue o link da lista no LetterBoxD.
LetterBoxD (Filmes)https://letterboxd.com/romulobrasil
TVTime (Series)https://www.tvtime.com/romulobrasil

Abaixo, segue a lista dos filmes, são 52 filmes listados como os melhores de 2018 e que merecem serem assistidos. São 5 a menos do que o ano passado. Tá na ordem de preferencia, nessa lista não tem filme que eu não gostei, só filmes que adorei.

Carregando a lista do IMDB...

Loading
Romae