Blog

Foto Rômulo Brasil

Tutorial Template Para WordPress (Parte VI) – index.php

• Publicado em: July 25, 2013

:: index.php

O index.php é o arquivo onde fica todo o conteúdo mostrado na home. Ele é usado também quando algum arquivo responsável pela parte do conteúdo está em falta (single.php, archive.php, etc).

Bom abra-o e teremos esse simples códigos:

[code lang=”php”]

Titulo do artigo 1

Conteudo do artigo

Titulo do artigo 2

Conteudo do artigo

[/code]

Agora deveremos chamar os outros arquivos externos feito nas seções anteriores tais como o header, footer e vamos aproveitar, apesar de não ter feito ainda chamaremos logo o sidebar.

Para efetuar esse feito deveremos inserir o seguinte método:

[code lang=”php”]
1.: – Chama o header;
2.: – Chama o sidebar;
3.: – Chama o footer;
[/code]

Até aqui só termos um arquivo em HTML e o WordPress não sabe em que parte deve mostrar o conteúdo, por isso temos que usar o chamados “loop”. Para quem não sabe, “loop” é responsável pela mostragem do conteúdo na página e também mostrar mensagens ao usuário no caso de não existir artigos para ser mostrados ou mostrar os links de navegação.

Bom, usaremos esse código para os loops do nosso index e esplicaremos cada linha logo abaixo.

[code lang=”php”]




[/code]

Para entenderem o que cada linha faz, explicarei cada linha abaixo:

linha 1: se houver posts, então mostrar posts (depois desta linha fica toda a “section” ou “div” do post);
linha 2: os posts já foram mostrados (até ao limite que está definido em Opções > Leitura) por isso não deve de mostrar mais posts (depois disto fica a navegação do blog);
linha 3: no caso exista posts, então é mostrado o conteúdo que estiver depois desta linha (pode ser um simples parágrafo dizendo “não existem posts”);
linha 4: como os posts ou a mensagem a informar que não existem posts já foram mostrados, o WordPress termina o “loop” aqui.

Como aplicar este código no index.php?

O loop fica dentro da section do conteúdo, neste caso a nossa section é section id=”artigos”. Dentro do loop fica a section do post section class=”artigo”… depois da primeira linha de código.

Assim:

[code lang=”php”]

© Rômulo Brasil, 2017

Romae