Tutorial Template Para WordPress (Parte VI) – index.php
• Publicado em: julho 25, 2013:: index.php
O index.php é o arquivo onde fica todo o conteúdo mostrado na home. Ele é usado também quando algum arquivo responsável pela parte do conteúdo está em falta (single.php, archive.php, etc).
Bom abra-o e teremos esse simples códigos:
[code lang=”php”]
Titulo do artigo 1
Conteudo do artigo
Titulo do artigo 2
Conteudo do artigo
[/code]
Agora deveremos chamar os outros arquivos externos feito nas seções anteriores tais como o header, footer e vamos aproveitar, apesar de não ter feito ainda chamaremos logo o sidebar.
Para efetuar esse feito deveremos inserir o seguinte método:
[code lang=”php”]
1.: – Chama o header;
2.: – Chama o sidebar;
3.: – Chama o footer;
[/code]
Até aqui só termos um arquivo em HTML e o WordPress não sabe em que parte deve mostrar o conteúdo, por isso temos que usar o chamados “loop”. Para quem não sabe, “loop” é responsável pela mostragem do conteúdo na página e também mostrar mensagens ao usuário no caso de não existir artigos para ser mostrados ou mostrar os links de navegação.
Bom, usaremos esse código para os loops do nosso index e esplicaremos cada linha logo abaixo.
[code lang=”php”]
[/code]
Para entenderem o que cada linha faz, explicarei cada linha abaixo:
linha 1: se houver posts, então mostrar posts (depois desta linha fica toda a “section” ou “div” do post);
linha 2: os posts já foram mostrados (até ao limite que está definido em Opções > Leitura) por isso não deve de mostrar mais posts (depois disto fica a navegação do blog);
linha 3: no caso exista posts, então é mostrado o conteúdo que estiver depois desta linha (pode ser um simples parágrafo dizendo “não existem posts”);
linha 4: como os posts ou a mensagem a informar que não existem posts já foram mostrados, o WordPress termina o “loop” aqui.
Como aplicar este código no index.php?
O loop fica dentro da section do conteúdo, neste caso a nossa section é section id=”artigos”. Dentro do loop fica a section do post section class=”artigo”… depois da primeira linha de código.
Assim:
[code lang=”php”]