Oscar 2017: minhas apostas

Foto Rômulo Brasil
• Publicado em: February 23, 2017

Esse ano, tenho três favoritos que são o Moonlight, A Chegada e La La Land. O meu favorito a ganhar todos os Oscar é Moonlight, mas sabemos que não é o que veremos na prática.

Antes de começar, vou explicar como sempre eu faço, quando falo que “Vai ganhar” é no qual estou apostando todas minhas fichas que vai ganhar. Quando falo que “Pode roubar” é a zebra, academia endoidou, mas esse ano está muito difícil, então vai ter ocasiões em qual falo “pode roubar”, mas pode ser que estou torcendo e não necessariamente a academia endoidou, principalmente se for para Moonlight e A Chegada. E quando falo que “Queria que ganhasse” é o meu gosto pessoal que não necessariamente vai ganhar. Então vamos lá.

Melhor Filme

  1. A Chegada
  2. Moonlight: Sob a Luz do Luar – Vai ganhar
  3. La La Land: Cantando Estações – Pode “roubar”
  4. Até o Último Homem
  5. A Qualquer Custo
  6. Manchester à Beira-Mar
  7. Estrelas Além do Tempo
  8. Lion: Uma Jornada para Casa
  9. Um Limite Entre Nós

Melhor filme é uma das poucas vezes que gostei de todos os indicados e é difícil fazer um ranqueamento, mas vou fazer um ranque do melhor de todos pro melhor, hehehe. Colocarei do lado do filme o que eu acho que deve ganhar o Oscar. Lion, foi o único de todos os filmes que me fez chorar, a história é fantástica. A Chegada pra mim é o melhor de todos, porém não acho que é filme que ganhe o Oscar. Estou apostando todas as minhas fichas que Moonlight vai ganhar o maior prêmio da noite, apesar de todo o “hype” entorno de La La Land, eu acredito que Moonlight vai levar a estatueta como é de merecido, mas La La Land pode roubar, que é aquela história, nem sempre o melhor vence.

Melhor Diretor

Outra categoria que me deixou mega feliz é a de Melhor Diretor, já não posso dizer o mesmo do ano passado (2016). Se eu for escolher o meu favorito, eu escolheria o Denis Villeneuve, mas eu adorei tanto o olhar doce e violento de Mel Gibson em Até o Último Homem, a maneira de como Kenneth Lonergan tratou as locações e os sentimentos em Manchester à Beira-Mar, a dança de câmera na mão de Barry Jenkins, como ele conseguiu extrair ótimas atuações com silêncio e sem falar a fotografia magnifica em Moonlight: Sob a Luz do Luar. Mas quem deve levar a estatueta é Damien Chazelle, pelo seu incrível trabalho em La La Land, adoro seus planos sequências, deixa as cenas mais teatrais, devem ser muito difícil fazer planos sequências em um musical e todos foram de encher os olhos e muito bem executados. Aqui não tenho preferência pessoal, qualquer um que ganhar, ficarei feliz.

Melhor Atriz

A categoria de Melhor Atriz está super bem representada, mas com uma ultra mega power injustiça que foi a indicação da rainha Meryl Streep no lugar da Amy Adams, ela merecia muito, ela entendeu profundamente a personagem em Arrival e nos transmitiu uma grande verdade em sua interpretação dando a vida a Louise Banks. Minha favorita para levar a estatueta é Isabelle Huppert, nenhuma se doou tanto para dar vida a um personagem, tanto fisicamente quanto emocionalmente, onde vemos claramente isso em Elle, mas todos nós sabemos que Emma Stone deve levar o prêmio, não que ela esteja altura de levar, mas quem merece mais é a francesa Isabelle Huppert.

Melhor Ator

Enquanto Melhor Atriz está bem representada, eu não posso dizer o mesmo da categoria de Melhor Ator, pois não tem nenhum que realmente faz jus a categoria. Bom, Andrew Garfield nunca teve uma atuação expressiva, pelo menos pra mim, gosto bastante dele e ele faz um ótimo trabalho em Até o Último Homem, se eu votasse, votaria nele. Adoro atuação de Viggo Mortensen, ele leva o filme inteiro nas costa e amo de paixão, Capitão Fantástico. Para escolher quem vai ganhar eu estou na dúvida, pois tudo está entorno de Casey Affleck, mas Denzel Washington ganhou o SAG Awards 2017. Pra mim, Casey Affleck é muito ruim, não gosto nada das atuações dele, mas em Manchester à Beira-Mar, ele entendeu super bem o personagem, mas eu acho que ele é aquilo mesmo e não foi nada de especular, porém verdadeiro. Quando ele é posto aprova em uma cena com a Michelle Williams, qual ela ganhou a indicação por essa cena, ele deixa a desejar e fica pequeno diante dela.

Melhor Ator Coadjuvante

Na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, temos uma grande injustiça, temos um ator indicado na categoria errada, Dev Patel merecia muito está na categoria principal de Melhor Ator, foi o único ator que me fez chorar por seu trabalho em Lion e é o meu favorito, mas sei que ele não vai ganhar. Minha aposta vai para Mahershala Ali, no pouco tempo de tela em Moonlight, ele entrega um belíssimo trabalho dando a vida a um traficante que é uma espécie de pai involuntária, por que se vê na figura de “Little” e o assombra em toda sua jornada de auto conhecimento. De todos o menos que gostei de ser indicado foi o Lucas Hedges, apesar de ser um contra ponto para o personagem do Casey Affleck e também é muito bem escrito o seu personagem, não acho que merece a indicação.

Melhor Atriz Coadjuvante

Categoria com ótimas representantes e sem injustiças, todas merecem a indicação, apesar de achar que Octavia Spencer não está excepcional em Estrelas Além do Tempo e é a menos favorita da categoria. Naomie Haris simplesmente destrói em Moonlight e todas as vezes em que aparece rouba cena. Agora uma categoria que tem Viola Davis, é caso de você nem mais olhar para as demais concorrentes. hehehe. Viola deve fatura e é merecidíssimo.

Melhor Roteiro Original

O hype entorno de La La Land está muito grande, mas o roteiro em relação aos seus concorrente está muito abaixo se colocado com A Qualquer Custo e Manchester à Beira-Mar. Eu acho que Manchester à Beira-Mar vai leva.

Melhor Roteiro Adaptado

Melhor roteiro adaptado, tenho dois favorito e fico meio divido entre A Chegada e Moonlight, mas acho que Moonlight deve levar.

Melhor Animação

De todos os indicados o único que não assisti foi o sueco/francês, Ma vie de Courgette (Minha Vida de Abobrinha), mas acho que quem deve levar e com todos os méritos atribuídos é o excelentíssimo Zootopia. Gosto bastante de Kubo, mas colocando lado a lado com Zootopia, Zootopia leva a melhor, pela complexidade do roteiro.

Melhor Documentário em Curta-Metragem

“Não sou capaz de opinar”. Não assisti nem um sequer.

Melhor Documentário em Longa-Metragem

“Não sou capaz de opinar”. Não assisti nem um sequer. Mas, todavia, entretanto… vou chutar que quem vai ganhar é O.J.: Made in America.

Melhor Longa Estrangeiro

Categoria em qual só assisti o favorito, o longa alemão Toni Erdmann, acho que ele deve levar a Oscar para Alemanha, e é outra categoria com uma grande injusta, pois não tem o verdadeiro Melhor Longa Estrangeiro, Elle. E ainda faltou a indicação para o longa coreano, Ah-ga-ssi (A Criada).

Melhor Curta-Metragem

“Não sou capaz de opinar”. Não assisti nem um sequer.

Melhor Curta em Animação

Nessa categoria só conferi dois dos cinco indicados, mas acho que são os dois melhores e os dois favoritos a ganhar. O meu favorito é Borrewed Time, mas todos nós sabemos que a Disney possui um “lobby” dentro da Academia e deve levar mais um pra casa com o Piper: Descobrindo o Mundo, que é maravilhoso também.

Melhor Canção Original

Melhor Fotografia

Ainda não conferi o filme de Martin Scorsese, Silêncio. A categoria de Melhor Fotografia está muito difícil de opinar quem é o melhor. O meu favorito é Moonlight, mas gosto bastante da fotografia de A Chegada e La La Land. Quem deve faturar é Moonlight, mas A Chegada e La La Land podem roubar.

Melhor Figurino

Melhor figurino, todos estão magnificos, mas quem deve levar é Animais Fantásticos e Onde Habitam, podendo ser roubado por Jackie ou La La Land.

Melhor Maquiagem e Cabelo

Melhor Mixagem de Som

Melhor Edição de Som

Vou falar das duas categorias, Melhor Mixagem de Som e Edição de Som, não tem pra ninguém nessa categoria, vai dá Até o Último Homem, quando começa a segunda metade do filme, a guerra propriamente dita, você ver a qualidade do som, tanto a edição quanto a mixagem são impressionantes.

Melhores Efeitos Visuais

Outra categoria super bem representada, mas não tem pra ninguém se Mogli está indicado (lobby da Disney), mas também super merecido. Gostaria muito que Kubo e as Cordas Mágicas ganhasse.

Melhor Design de Produção

Acho que La La Land vai ganhar, mas não acho que ele está a frente de Ave, César! ou Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Melhor Edição

Melhor Trilha Sonora

 

Vamos ver domingo (26), se eu estou certo. ;p

Romae