Blog

Foto Rômulo Brasil

Os melhores álbuns de 2019

• Publicado em: December 26, 2019

Finalmente depois de 13 anos de espera e eu não tinha a menor dúvida que o álbum do Tool, Fear Inoculum, assim que foi anunciado que ele realmente existia, depois de anos de trollagem da banda, ocuparia a primeira colocação da minha lista de melhores álbum do ano que fosse lançado e esse ano foi 2019.

Eluveitie depois anos de decepção, eles nos entrega o melhor álbum desde de Helvetios, muito empolgante e poderosas as músicas. Outro que vinha em uma constante decepção, apesar de até gostar dos álbuns lançados, mas nenhum ocupou a minha lista de melhores, pelo menos eu não lembro, Opeth com seu In Cauda Venenum, até que enfim eles se encontraram nessa nova fase, de longe é o melhor album do Opeth dessa nova fase deles. O último que eu havia realmente amado foi o Watershed de 2008.

Quando eu escutei a primeira vez o The Things We Can’t Stop do Cold, eu não tinha gostado, na realidade eu odiei. Acredito que era o meu estado de espirito que estava naquele dia, porém escutei em outro dia e eu simplesmente não parei de escutar mais, Spotify que não me deixa mentir na minha retrospectiva.

Norman Fucking Rockwell! foi o primeiro e único álbum que eu escutei do inicio ao fim da Lana Del Rey, depois de tantos elogios de pessoas relevantes que eu sigo, eu decidi conferir e de fato é um dos melhores de 2019, espetacular. Depois desse talvez eu der uma chance de escutar os antigos e os próximos também.

South of Reality do The Claypool Lennon Delirium foi uma indicação do ilustre e um dos responsáveis por eu escutar rock na minha vida, Gastão Moreira, em seu canal no Youtube, Kazagastão. South of Reality é um album experimental a ser apreciado que tem o filho do John Lennon na banda. Como diz o Gastão: Sensacional.

Os demais do top 10, a única surpresa é a Billie Eilish com seu álbum “Pop” diferentão que eu simplesmente adorei. Eu não a conhecia, parece que seu irmão é um produtor de música, talvez vem daí o tanto sucesso logo no primeiro álbum. Recomendo caso não já tenha conferido.

Segundo o Spotify foram exatos 120 álbuns que eu conferi esse ano, desses 120, eu selecionei 35 daqueles que eu realmente gostei. Uma observação, das posições de 1-10, todas estão em sua posição por ordem de preferencia, as demais até estão, mas não foram muito pensados os porques estão em suas posições, se já ruim ficar pensando em um top 10, imagine em um top 35.

Segue a minha lista dos melhores álbuns de 2019:

  1. Tool – Fear Inoculum
  2. Eluveitie – Ategnatos
  3. Opeth – In Cauda Venenum
  4. Cold – The Things We Can´t Stop
  5. Lana Del Rey – Norman Fucking Rockwell!
  6. The Claypool Lennon Delirium – South of Reality
  7. Slipknot – We Are Not Your Kind
  8. Billie Eilish – WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?
  9. Soen – Lotus
  10. Bring Me The Horizon – amo
  11. Black Pumas – Black Pumas
  12. Highly Suspect – MCID
  13. Catfish and the Bottlemen – The Balance
  14. He is Legend – White Bat
  15. Kadavar – For the Dead Travel Fast
  16. Killswitch Engage – Atonement
  17. Bad Religion – Age Of Unreason
  18. Fever 333 – STRENGTH IN NUMB333RS
  19. Gary Clark Jr. – This Land
  20. As I Lay Dying – Shaped by Fire
  21. FKA twigs – MAGDALENE
  22. Alcest – Spiritual Instinct
  23. Soilwork – Verkligheten
  24. Brittany Howard – Jaime
  25. Oh, Sleeper – Bloodied / Unbowed
  26. City and Colour – A Pill for Loneliness
  27. Sum 41 – Order In Decline
  28. Cage The Elephant – Social Cues
  29. Hellyeah – Welcome Home
  30. Within Temptation – Resist
  31. Millencolin – SOS
  32. While She Sleeps – SO WHAT?
  33. Bear’s Den – So that you might hear me
  34. Strung Out – Songs of Armor and Devotion
  35. Aurora – A Different Kind Of Human – Step 2

Uma pequena observação é que se não está na lista ou é que eu não gostei ou simplesmente eu não conheço.

Até a próxima lista de 2019.

Romae