Os melhores álbuns de 2016

Foto Rômulo Brasil
• Publicado em: December 30, 2016

 

Segue a minha lista dos 10 melhores álbuns de 2016:

  1. Gojira – Magma (Progressive Metal)
  2. Opeth – Sorceress (Progressive Rock)
  3. David Bowie – Blackstar (Art Rock • Jazz • Experimental Rock)
  4. Metallica – Hardwired…to Self-Destruct (Thrash Metal • Heavy Metal)
  5. Deftones – Gore (Alternative Metal • Progressive • Experimental)
  6. Radiohead – A Moon Shaped Pool (Alternative Rock • Experimental)
  7. Killswitch Engage – Incarnate (Melodic Metalcore)
  8. Meshuggah – The Violent Sleep Of Reason (Progressive Metal)
  9. Chevelle – The North Corridor (Alternative Metal)
  10. Bear’s Den – Red Earth & Pouring Rain (Indie Folk)

Minha lista dos 10 melhores, a única supresa desse ano foi Bear’s Den, pois vim conhecer esse ano e foi paixão na primeira escutada com toda sua pegada oitentista, Red Earth & Pouring Rain é o segundo álbum da dupla britânica e já mostra musicas mais maduras e uma criatividade inspiradora. Hardwired…to Self-Destruct, o novo álbum do Metallica, era o que eu estava mais esperando e com a expectativa altíssimas, bom, expectativa é a mãe da decepção e confesso que na primeira escutada eu fiquei decepcionado, mas no outro dia escutei novamente, foi melhorando e foi fluindo mais relevante e mostrando uma pegada de quase todas as fases do Metallica e foi por isso que ele se encontra em quarto lugar.

Magma foi outra paixão na primeira escutada, logo quando eu terminei de escutar o álbum por completo, eu falei que iria encabeçar minha lista dos melhores do ano. Mais uma vez, Gojira mostrando sua grandiosidade no metal moderno, se é que podemos chamar assim, eles tem uma originalidade feroz e me faz querer montar uma banda novamente e o Mario Duplantier é de uma criatividade que as vezes me faz isolar apenas a bateria em minha mente.

Bom, sobre os géneros entre parênteses eu busquei rotular apenas os álbuns e não a banda em si, então teve alguns que eu generalizei e tenho consciência que o som é mais complexo mas a vida é assim mesmo. hehehe.

Segue abaixo uma outra lista de 37 álbuns a mais em ordem alfabética, eu poderia colocar em ordem de do melhor pro pior mas já dá trabalho fazer uma lista dos 10 mais, imagine uma com quase 50 álbuns.

Eu sempre digo que o meu gosto é variado e que eu gosto de que é realmente bom, hehehe. Podem ver que até Sia tem na lista e eu amo de paixão, This Is Acting. Esse ano conheci mais bandas como The Virginmarys que vem com uma pegada hard rock com uma puxada pro punk rock, Highly Suspect com seu rock progressivo, um negocio meio blues rock e alternativo, poderia facilmente está na lista dos melhores.

Epica sempre fica na minha lista dos melhores, porém em The Holographic Principle eles entregam o mais do mesmo. Alcest fiquei muito feliz que voltou as “origens”, não as origens do black metal, hehehe. Em 2016, teve o retorno do Blink 182, mesmo sem o Tom DeLonge que ficou “de longe” de California. Tivemos também Green DayDescendentsNOFX, mas quem obteve o meu coração foi o Sum 41 com 13 Voices. Banda para ficar de olho nos seus próximos lançamentos é Unlocking The Truth esses moleques tem futuro. E foi o ano que além de perder o glorioso cameleão, David Bowie, perdemos também Leonard Cohen que também entrega um belíssimo álbum.

Banda que teve lançamento em 2016 e não se encontra nessa lista ou eu não conheço ou eu não gosto e nem merece o pronunciamento, como Avenged Sevenfold, eu até tendo ver porque essa banda é tão adorada, mas o fato que não passa de uma banda de merda, sei que eu gosto de coisas ruins mas A7x é um lixo sem tamanho. ;P

Listas do anos anteriores, não estão todos, pois em 2013, eu perdi o banco de dados do meu antigo blog:

Romae