Blog

Foto Rômulo Brasil

Melhores filmes de 2020

• Publicado em: January 1, 2021

Uma coisa que podemos concordar todos juntos é que esse de 2020 foi um ano totalmente atípico para essa geração e com ele veio a uma crise nos cinemas que pode ser que tenha antecipado um possível novo modelo de distribuição dos filmes e isso pode afetar diretamente as arrecadações dos filmes, logo afetando diretamente aos exibidores. Mas isso é assunto para um possível post completo sobre o assunto.

E vamos para as regras da lista, primeira delas é que eu tenha assistido no perigo do ano da lista, o filme precisa ter o ano de lançamento igual ao ano da lista, caso o filme for do ano anterior, mas obteve a sua distruibuição no Brasil no ano da lista, ele entra.

Por conta da Pandemia, as distribuidoras adiaram todos os seus principais filmes e com isso os lançamentos foram afetados pela qualidade, aqueles filmes que estavam na gaveta esperando uma distribuição, foram lançados em streaming e/ou serviço de aluguel, ou seja, em 2020 tivemos muitos, mas muitos filmes meia boca, um exemplo é que assisti apenas um filme nota 10 e nem é um filme lançado em 2020, ele é de 2019. Assisti pouquíssimos nota 9 que também foram todos de 2019 que tiveram os seus lançamentos o ano passado.

247 filmes conferidos em 2020

Não teve nenhum filme lançado em 2020 que eu tenha conferido que eu gostei inteiramente dele como no ano de 2019 teve vários, mas teve vários que amei que foram nota 8, foram 33 filmes juntando com filmes de 2020 e filmes de 2019 que foram lançados esse ano que passou.

Esse ano minha lista foi composta por 6 filmes dos EUA, dois da Polônia, um da Russia e um da Macedônia. Uma curiosidade é que os dois da Polônia foram dos mesmos idealizadores, Jan Komasa que assina a direção e o Mateusz Pacewicz que assina o roteiro, os dois mostraram que em 2019 lançaram o Corpus Christi, que até recebeu uma nomeação para o Oscar de 2020 de Melhor Filme Estrangeiro, não foi uma mera coincidência e já vieram com pé na porta em 2020 com o poderoso Rede de Ódio que tem um roteiro certeiro da era das Redes Sociais de hoje.

Para mim uma grande surpresa foi Palm Springs, é um filme que eu não sabia de nada, vi alguns críticos que eu sigo comentando e fui totalmente surpreendido positivamente, já que não sou um grande fã do Andy Samberg, veio uma história de amor com uma formula até batida, mas foi muito bem feito.

Soul da Pixar é o meu filme favorito genuinamente de 2020, Pixar fez um filme inteiramente para os adultos, acredito que uma criança assista esse filme não vai conseguir ter uma grande empatia, entendimento e tão pouco um divertimento como os filmes em gerais da Pixar são. Filme tem um roteiro certeiro que traz um protagonista negro que não precisa levantar uma bandeira de um movimento nenhum, simplesmente é um protagonista e sem falar na parte filosófica por trás da história. E tem uma fotografia e uma trilha sonora lindíssimas.

Pra encurtar logo, a primeiríssima colocação vai para Honeyland, um documentário da Macedonia que recebeu uma dupla indicação ao Oscar de 2020, um para melhor filme estrangeiro e um para melhor documentário, que pra mim era pra ter levado a estatueta pra casa. Esse documentário tem uma montagem tão absurda de bom que você pensa e acredita que é roteirizado. É basicamente um filme de drama com 3 atos contado em forma de documentário. Perfeito. Nota 10.

Piores filmes de 2020

Esse ano fiz uma listinha pequena com apenas 5 filmes. Esses são os 5 piores filmes de 2020 que eu não recomendo a serem conferidos nem para desopilar.

  1. Mary (A Possessão de Mary) – 2019
  2. The Edge of Theocracy (Teocracia em Vertigem) – 2020
  3. The Turning (Os Órfãos) –
  4. Artemis Fowl (Artemis Fowl: O Mundo Secreto) – 2020
  5. Ava – 2020

Não deixem de me acompanhar pela TvTime e pelo LetterboxD, dois apps que me ajudando a registrar tudo que assisto. Rs.
TVTime (Series)https://www.tvtime.com/romulobrasil
LetterBoxD (Filmes)https://letterboxd.com/romulobrasil

Agora vamos a lista dos melhores filmes de 2020 que merecem serem conferidos. Depois do top 10 não necessariamente está na ordem de preferência, mas como eu os coloquei nessa ordem e pensei em cada colocação, de repente está na ordem de favorito. hehehe.

Melhores filmes de 2020:

Carregando a lista do IMDB...

Loading
Romae